terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ao amigo Paulinho Misturini!

Quiche de brócolis com calabresa que o Paulinho destruiu.
Torta de limão

Eu tenho um grande admirador, um chegado meu, que no passado falava mal, dava risada e ainda hoje fica me "tirando" pelo fato de eu sempre estar pesquisando e falando de culinária. Um belo dia, ele foi convidado pra jantar aqui na Cris e veio, como sempre "atorado" (o menino é bom de garfo). Para aquela janta , a gente tinha feito um quiche de legumes e antes disso já tinhamos feito uma torta de limão. O resutado foi que depois daquilo ele não parou mais de fazer a receita na casa dele (de tão simples que ela é) e agora tá ficando até famoso, porque é muito facil e fica super gostoso. Naquele dia não sobrou nada, e quase que a torta também foi devorada, a gente teve que esconder. Então hoje serão duas receitas, o quiche e a torta, muito simples, e que ficam super gostosos.

Quiche brócolis com calabresa:
*(A receita original era com espinafre, então eu adequei aos ingredientes que a gente tinha em casa).

Ingredientes:

Massa:

300g de farinha de trigo
120g de manteiga gelada
2 colheres de sopa de óleo
1 pitada de sal

Recheio: 300g de ricota
100g de queijo de minas padrão ou outro que derreta (parmesão)
3 ovos
200ml de leite
300g de brócolis
300g de calabresa
1 colher de chá de fermento em pó
Sal e pimenta a gosto

Coloque a farinha em uma tigela e junte a manteiga em pedaços. Acrescente o óleo e o sal. Amasse bem com as mãos até que vire uma massa uniforme. Em seguida, cubra o fundo e as laterais de uma forma com a massa e reserve. Bata os ingredientes do recheio – com exceção do brócolis, da calabresa e do queijo ralado - no liquidificador e despeje aos poucos sobre a massa, intercalando com o brócolis picado e a calabresa. Por cima, polvilhe queijo parmesão ralado. Leve para assar em forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar um pouco antes de cortar e sirva.

Torta de Limão:

Ingredientes:

Massa:
2 gemas
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher de açúcar
Farinha de trigo aos poucos até a massa desgrudar da mão

Recheio:
1 lata de leite condensado
2 limões (suco)

Suspiro:
2 claras batidas em neve
4 colheres de açúcar

Coloque o açúcar com a margarina e mexa com a mão até unir, coloque as gemas e mexa, vá colocando a farinha de trigo devagar até a massa se unir. Coloque em uma forma com fundo retrátil sem untar, espalhe a massa e vá subindo na lateral. Bata o leite condensado no liquidificador com o limão, até obter uma boa consistência. Cubra com o suspiro. Coloque no forno até dourar o suspiro.

OBS: Os dois pratos de hoje foram em homenagem ao Paulinho, que é um degustador dos meus experimentos, hehe.

Um comentário: