segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cardápio do casamento real


Hoje sobrou tempo pra postar aqui no blog, coisa que não aconteceu nas últimas semanas, mais infelizmente fiquei sem as fotos dos pratos que a gente fez nos últimos dias, então resolvi buscar outro assunto pra postar pra vocês. Busquei alguns assuntos atuais e fiquei muito curioso pra saber qual foi o cardápio da festa do casamento do Príncipe Willian e Kate Middleton. Pesquisei um pouco e acabei descobrindo alguma coisa sobre o bolo e sobre o buffet.

Bolo do Casamento

O bolo foi feito pela confeiteira preferida de Paul McCartney, Fiona Cairns. O casal optou por um bolo clássico, cor creme, de oito andares, confeitado com 900 flores. A diferença do bolo real para bolos comuns, foram as 17 camadas de doce e um um preparo que, ao invés de dois dias, levou algumas semanas.




Buffet do Casamento

O chef Mark Flanagan (chef de cozinha da família real britânica), responsável pela elaboração dos pratos, testou todas as receitas de pratos salgados, doces e dos drinques um mês antes do casamento. As panelas que serão usadas também já foram separadas. Esperava-se que o cardápio fosse esse:

ENTRADAS
• Ovos de codorna
• Canapés variados
• Patê de Gleneagles (terrina de truta, salmão e cavala defumados)

PRATO PRINCIPAL
• Bifes gaélicos (flambados no uísque)
• Cordeiro orgânico criado na fazenda do príncipe Charles

SOBREMESA
• Flan de banana (o preferido de William)

Encontrei algumas fotos de pratos que estiveram realmente no cardápio do casamento que foi servido pra 650 pessoas oferecido pela rainha Elizabeth. No cardápio, opções sofisticadas, como terrine de pato prensado com chutney de frutas e salmão escocês defumado.


Havia também canapés de aspargos com molho holandês, lagostins escoceses com maionese de limão, cogumelos selvagens, palmiers, palitos de queijo, entre outros.


Para sobremesa, ópera gateau, crème brûlée, pralinè de maracujá, trufa ganache de chocolate branco, chocolate ao leite pralinè com nozes e trufa ganache de chocolate amargo.


Durante o almoço, foi servido champagne Pol Roger NV Brut Réserve, uma seleção de drinques e algumas opções de refrigerante.


Apesar da fama de cervejeiro do príncipe Harry, William proibiu a “loira gelada” na festa de casamento. A bebida foi cortada do cardápio pelo próprio noivo, que acha inapropriado servi-la na presença de sua avó, a Rainha Elizabeth II. Como a intenção é oferecer aos convidados uma experiência sofisticada, eles terão que se contentar com champanhe e vinhos da adega palaciana.

Após a recepção oferecida pela rainha, foi a vez do príncipe Charles ser o anfitrião de um jantar dançante para apenas 300 convidados. Especulou-se que a cantora Lady Gaga fez uma apresentação nesse evento.

Convite do Casamento Real

Vendo os pratos do casamento real, percebe-se que não é nada impossível de fazer, nada longe da nossa realidade. Com um pouco de improviso e criatividade é muito possível de recriar pratos semelhantes aos da realeza. O pato e o lagostin são relativamente fáceis de serem encontrados nos mercados e podem ser substituídos por frango ou perú e camarão, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário