quarta-feira, 16 de março de 2011

Maceió: do caldinho de massunim à lagosta grelhada

Caldo de camarão no Restaurante Hibiscus

Maceió além de ser uma cidade extremamente maravilhosa, linda, com praias perfeitas, águas transparentes e muito quentes e paisagens inexplicáveis é uma cidade de vários sabores. Em relação a culinária alagoana, não pudemos provar muitas coisas, pela falta de conhecimento do estado e de informações dos locais, mas como bons curiosos íamos saboreando tudo que a gente podia. O camarão de saquinho, o caldinho de feijão na praia, o caldinho de massunim (marisco pescado e limpado por pescadores feito por suas mulheres), que nós levou a nossa maior surpresa, a delícia do caldinho de camarão (um caldo feito com camarão, leite de coco, coentro e cositas más), chicletão de camarão, lagostin, lagosta. Tudo isso foram alguns pratos que provamos e que gostamos muito e que nós abriu o pensamento para muitas coisas novas para próximos pratos.

Logo no primeiro dia em Maceió, foi na praia onde provamos o caldinho de massunim, que é bem simples mas muito gostoso. O massunim é uma espécie de marisco, e o caldo é de leite de coco, cebola, tomate, tudo picado e cozido com coentro. Com certeza tem alguns ingredientes especiais que não apareceram nas opções do cardápio, mais isso fica lá com os alagoanos mesmo. Minha linda namorada, mais curiosa que eu, não se conteve e provou o camarão de saquinho, que eu não tive coragem. No segundo dia provamos um prato com um peixe grelhado, camarão e lagostin. No terceiro dia o passeio mais especial da viagem, com direito a mergulho no meio dos peixinhos e mergulho com cilindro, muito divertido. Na volta um peixe grelhado e bolinhos de bacalhau. No quarto dia camarão, delícia. Fomos pra Pernambuco em Porto de Galinhas onde fizemos um passeio pra conhecer as praias e passamos no hotel Nannai, um dos melhores e mais caros hoteis do Brasil (nesse hotel foi gravado a última cena da novela Passione). No dia seguinte fomos a praia do Gunga, todo ano escolhida uma das mais belas do país. Um lugar lindo com passeio de jangada, passeio entre os arecifes. Camarão foi a pedida denovo. Pro último dia ficamos novamente na praia de Maceió e provamos de tudo. O famoso "picolé e sorvete Caicó", provamos acarajé, que particularmente não achamos nada de mais, mais camarão de saquinho, hehe. Resumindo, nossa viagem a Maceió foi praia, descanso e comer, período muito bem aproveitado e que com certeza vamos lembrar .

Lagostin, camarão e peixe grelhados

Quem for a Maceió, lá vai uma dica. Aproveite todos os passeios, Francês/Gunga, Maragogi, Angra de Ipióca, Porto de Galinhas, 9 Ilhas. Nesses passeios as refeições são bem caras, mais vale a pena aproveitar em alguns lugares como em Porto de Galinha e em Angra de Ipióca, nos outros lugares vale mais a pena pegar um petisco e deixar pra comer algo na cidade, que sai bem mais em conta.

Mergulho de cilindro em Maragogi

Mergulho em Maragogi

2 comentários:

  1. Lucas, parabéns pelo blog. Já estou te seguindo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Monica, valeu por seguir meu blog.

    Espero que volte outras vezes para buscar mais receitas, hehe.

    Valeu

    ResponderExcluir