segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Carpáccio de picanha com rúcula


Tradicionalmente o carpáccio é feito de filé mignon, mais vai da criatividade de cada cozinheiro em utilizar uma carne diferente ou não. Para o preparo desse prato eu usei picanha, pois comprei ela preparada já, mais o tradicional seria comprar um pedaço de filé mignon e dourar a carne já temperada por todos os lados, e cortar a mesma finamente. É uma ótima opção de entrada e com certeza vai impressionar a todo mundo.

Ingredientes

Filé mignon (ou picanha, caso da foto),
Mostarda,
Rúcula,
Parmesão ralado,
Azeite de oliva.

Primeiro tempere bem a carne e coloque para fritar numa frigideira. A carne é somente dourada nos lados, o centro dela deve estar crú. Depois disso, corte a carne em pedacinhos finos e amasse os mesmos. Pegue o prato onde será servido e unte com mostarda. Disponha os pedaços de carne por cima da mostarda. Pegue folhas de rúcula e fatie elas. Pegue um punhado e coloque no centro do prato. Finalize com queijo parmesão ralado por cima da carne. Aproveite

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mousse de chocolate meio amargo perfumado com alecrim


Como tá chegando as férias, e a gente fica em casa sem fazer nada, dá vontade de fazer uma sobremesa bem gostosa e fácil. Eu assisti no Homens Gourmet, programa que passa na Fox Life (seg, qua e sex as 11hs, hehe) uma receita muito legal e resolvi fazer e ficou super gostosa. A minha fotógrafa não tava muito inspirada, por que já tinha tirado foto de carpaccio (que eu ainda não postei), do espaguete pomodoro com salmão, mais essa ficou legal. Lá vai a receita:

Ingredientes

200g de chocolate meio amargo
3 gemas
3 claras
Creme de leite fresco
Açucar
Azeite de oliva
Derreta o chocolate em banho maria, quando estiver pronto adicione um pouco de azeite de oliva. Num bowl coloque 3 gemas e açucar batido. Encorporar 3 claras batidas com açucar numa batedeira. Misture as gemas com o chocolate, mais cuidado pra não colocar tudo e cozinhar as gemas. Depois adicione as claras em neve junto com um pouco de creme de leite fresco. Mexa bastante para misturar todos os ingredientes. Coloque a mousse nas tacinhas que serão servida e deixe na geladeira por 4 horas. Pra finalizar coloque um raminho de alecrim.

Dica: Coloque azeite de oliva numa panela e deixe cozinhar um pouco. Adicione alecrim inteiro na panela e deixe esfriar. Coe o azeite. Use esse azeite para misturar com o chocolate, fica muito bom!